Nossa Capa


Publicidade





Cidade

Voltar | imprimir

15/05/2017

SECRETÁRIO FALA SOBRE AÇÕES E PROJETOS DA CULTURA

O secretário Wlamir Tony Lucas Ribeiro no saguão do Centro Cultural

Nos primeiros meses de administração, a área cultural passou por diversas melhorias

Com pouco mais de 120 dias a área de cultura da administração da prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, deu importantes passos para a reestruturação do Centro Cultural “Cícero Barbosa Lima Júnior” e se prepara para iniciar uma série de eventos culturais no município, todos gratuitos.

Para falar sobre as melhorias promovidas pela Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Lazer, o secretário Wlamir Tony Lucas Ribeiro recebeu a Tribuna de Ituverava no Centro Cultural, nesta semana. Na ocasião, o secretário apresentou as reformas e os investimentos feitos pela Secretaria e ainda adiantou alguns projetos que deverão ser desenvolvidos já a partir do próximo mês.

O Centro Cultural “Cícero Barbosa Lima Júnior” recebeu ampla reforma. O saguão foi redecorado; foram reformados os banheiros e o balcão da lanchonete.

“Uma obra que merece destaque é a do teatro, pois todas as poltronas que estavam quebradas foram reformadas, o telhado foi reparado, o carpete substituído, as cortinas receberam reparos, bem como o piso do palco, que foi envernizado. Foi um trabalho árduo, mas com excelente resultado”, diz o secretário Wlamir Tony Lucas Ribeiro.

“Do lado de fora, fizemos a jardinagem, e é interessante observar que os vizinhos do Centro Cultural se empolgaram tanto ao ver essas obras, que alguns se dispuseram a nos ajudar com doações”, ressalta.

A Secretaria da Cultura também promoveu reformas na Capela de Nossa Senhora do Rosário, localizada no Largo do Rosário, próximo à Rodoviária, e construída por escravos. “A capela estava em péssimas condições, com vidros quebrados, danificando as obras de artes lá existentes, e com peças do assoalho podres, que foram substituídas por madeiras da mesma qualidade das lá existentes”, destaca o secretário.

Computadores do Programa Acessa SP foram trocados
O Programa Acessa São Paulo, que oferece internet gratuita à população, funciona há muitos anos no Centro Cultural “Cícero Barbosa Lima Júnior”, no entanto, os computadores estavam em péssimas condições e componentes tiveram que ser trocados.

“Através desse programa, as pessoas podem ir ao Centro Cultural e usar os diversos computadores gratuitamente. No entanto, as condições deles eram péssimas e a velocidade da internet estava ultrapassada. Reformamos os computadores, substituímos peças e ampliamos a velocidade da internet, o que permite que a população seja melhor atendida”, afirma.

“Isso vem de encontro com a ideia da prefeita, que é cumprir os anseios da população, como é o caso da reestruturação do Centro Cultural”.

Biblioteca Municipal “Adhemar Cassiano” teve acervo ampliado
A Biblioteca Municipal “Adhemar Cassiano”, localizada no Centro Cultural, também recebeu investimentos. Entre as aquisições e doações, a biblioteca conseguiu cerca de 2 mil novos livros, o que eleva o acervo para cerca de 80 mil livros, segundo o secretário Wlamir Tony Lucas Ribeiro.

“Outra importante melhoria foi no sistema digital para cadastrar o empréstimo de livros, o que até então era feito manualmente. Isso dá mais agilidade e segurança, além de facilitar a organização dos empréstimos”, diz.

Ainda de acordo com ele, a biblioteca “Adhemar Cassiano”, cujo nome homenageia o jornalista que fundou a Tribuna de Ituverava, tem à disposição um acervo rico em opções, passando por diversas áreas do conhecimento, como Direito, História, Filosofia, Matemática, Química, Física, Artes e Medicina.

Ainda segundo o secretário Wlamir Lucas, no campo literário é onde se concentra a maior parte do acervo da biblioteca. Dentre as obras estão clássicos de autores como Machado de Assis, Clarice Lispector, Fiódor Dostoievski, Edgar Allan Poe, Franz Kafka, Jean Paul Sartre e Virgínia Woolf.

Secretaria está elaborando importantes projetos
Segundo o secretário, seguindo orientação da prefeita, serão desenvolvidos alguns projetos que serão iniciados em breve. “Nas próximas semanas voltam às atividades do Projeto Dança, Arte e Ação, que oferece aulas de dança gratuitas. Em breve, também está previsto começar um projeto de música, com aulas de teclado, sopro e cordas”, explica.

“Temos neste mês apresentações de balé e do Projeto Guri e haverá algumas apresentações no mês de junho, como a do Conservatório de Uberaba e do stand up do comediante Rogério Morgado. Ainda teremos apresentações de dança e o concurso Miss e Mister Ituverava. Todos esses eventos serão gratuitos, pois entendemos que é um direito da população ter acesso a atividades artísticas de qualidade sem custos”, ressalta.

Outro importante projeto é a reativação do cinema. “Também a partir de junho o cinema voltará a funcionar. Nas quartas-feiras à noite serão exibidos filmes antigos; nas sextas-feiras à noite, filmes novos; e aos domingos serão realizadas matinês pela manhã, com filmes infantis, tudo gratuitamente”, ressalta.

Agradecimentos
“Agradeço a todos que têm apoiado as nossas ações, em especial, à prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado; a secretária municipal da Educação, Rosa Maria Alves; o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Antônio Abdalla Moysés; o chefe de Gestão da Fazenda, Matheus Scapim Cardoso; os profissionais do setor de compras, Caio César Barbosa Paula e Fábio Lima Donzelli e os funcionários do Centro Cultural e da Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer”, completa.

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado fala sobre as melhorias realizadas. “Parabenizo a Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer, pois, em pouco tempo, foi possível realizar um trabalho muito significante para o município, e que já está sendo muito elogiado pela população. Em breve, esperamos ter vários outros prédios públicos revitalizados”, ressalta a prefeita.

Cursinho Popular é oferecido por voluntários no Centro Cultual
A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer ainda apoia o Cursinho Popular, realizado no Centro Cultural às quintas-feiras, sextas-feiras e sábados, com a participação de 45 alunos. O cursinho é ministrado por jovens professores e voluntários, e voltado a adolescentes que terminam o Ensino Médio e que prestarão o Enem e vestibulares, como meio de acesso ao Ensino Superior.

“É uma iniciativa muito importante, pois permite a muitos jovens que não têm condições de pagar um cursinho particular que frequentem as aulas e obtenham conhecimento para conseguir sucesso no Enem e nos vestibulares”, diz o secretário.

Secretaria dá apoio às ações realizadas pela Frente Cultural
A Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Lazer também apoia as ações desenvolvidas pela Frente Cultural de Ituverava (FECLI), grupo formado por artistas e apreciadores da arte. Neste ano, o grupo já promoveu um cinema na Praça dos Evangélicos (Praça do Cecílio); também foi promovida uma intervenção urbana acompanhada de doação de livros na Praça Dez de Março, além do evento Raízes Urbanas, que contou com workshop, shows e apresentações culturais dentro do universo da arte urbana.

O grupo se reúne uma vez por semana, no Centro Cultura “Cícero Barbosa Lima Júnior”, às segundas-feiras, a partir das 19h. As reuniões são abertas ao público e todas as pessoas que desejam atuar em prol da cultura de Ituverava são bem-vindas.

Voltar | Indique para um amigo | imprimir