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09/08/2017

VEREADORA LEMBRA IMPORTÂNCIA DE PREFEITURA ADERIR AO PNAIC

A vereadora Andréa Fonseca Yamada Scotte

Em sessão da Câmara realizada terça-feira, 1° de agosto, a vereadora Andréa Fonseca Yamada Scotte apresentou indicação sugerindo à prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado que providencie, com máxima urgência, adesão ao Programa de Alfabetização PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa).

O motivo da indicação foi porque o Ministério da Educação publicou edital informando que está aberto, até o dia 11 de agosto, o processo de inscrições para o PNAIC para as prefeituras interessadas.

“Os municípios precisam se inscrever no Programa para obter apoio federal a partir de 2018. O Programa é um compromisso formal entre a União, os Estados e Municípios para assegurar que as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao concluírem o terceiro ano do Ensino Fundamental”, explica a vereadora.

“A adesão ao Programa pode ser feita pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle. O PNAIC envolve a oferta de cursos de formação continuada aos professores alfabetizadores”, ressalta.

Ainda de acordo com a vereadora, desde que foi criado, em 2013, o PNAIC já formou mais de 58 mil orientadores de estudos e mais de um milhão de professores alfabetizadores espalhados pelos 5.570 municípios do país.

Pacto
Segundo PNAIC, aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina.

Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática. morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

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