Nossa Capa


Publicidade





Economia

Voltar | imprimir

10/10/2017

BRASIL COMEMORA O DIA DAS CRIANÇAS NA PRÓXIMA QUINTA

Dia das Crianças é comemorado dia 12 de outubro

Dia das Crianças é uma das datas mais importantes para o comércio; ACII espera aumento nas vendas do comércio

Comemorado na próxima quinta-feira, 12 de outubro, o Dia das Crianças é uma das datas mais lembradas e valorizadas no país. Na maioria nas nações, entretanto, o Dia das Crianças é em 20 de novembro, data instituída pelo Unicef devido à Declaração dos Direitos da Criança, que foi oficializada em 1959.

Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos para as crianças do mundo, como alimentação, amor e educação. Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia a nova data comemorativa.

No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada pela da Estrela, empresa que fabrica brinquedos.

Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.

Campanha Publicitária
Com isso, foi lançada uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizasse a comemoração do 12 de outubro, criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.
No Dia das Crianças, é comum presentear a garotada com presentes. Antes os mais comuns eram bolas, carrinhos e bonecas. Porém, nos últimos tempos, a situação vem mudando. Com a frequente evolução tecnológica, brinquedos como videogames, celulares e laptops se tornaram cada vez mais comuns.

Comércio
O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes para o comércio. No município, por exemplo, a Associação Comercial e Industrial (ACII) espera aumento significativo no número de vendas em relação aos meses anteriores, como setembro, por exemplo, e um aumento em relação a 2016.

Um dos principais motivos para isso é que a economia brasileira melhorou em relação a 2016, e isso reflete no aumento de vendas do comércio, sobretudo em datas festivas como o Dia das Crianças.

Voltar | Indique para um amigo | imprimir