Nossa Capa


Publicidade





Saúde

Voltar | imprimir

10/10/2017

ORTOPEDISTA PASSA A ATENDER EM CONSULTÓRIO NA CLÍNICA BITAR

Consultório na Clínica Bitar. No destaque, o médico Dr. Fábio Farias

Desde a última semana, o ortopedista Dr. Fábio Farias passou a atender em consultório próprio, na Clínica Bitar, ao lado da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, no período da manhã, por meio de consultas particulares e convênios.

Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, o médico, que também atende na Santa Casa de Ituverava, fala sobre os motivos que o levaram a abrir o consultório. “Quis montar meu próprio consultório para oferecer atendimento diferenciado, com mais calma e tempo para conversar com meus pacientes”, afirma.

O local é climatizado, bastante confortável e tem tido excelente aceitação, como explica o médico. Dentre os principais tratamentos especializados no consultório estão o halux valgo (joanete), artroscopia de tornozelo, esporão, pé torto congênito e cirurgia percutânea.

Nova técnica
Dr. Fábio Farias também é responsável por trazer para Ituverava e região nova técnica que acaba com cortes e grandes lesões em pés pós-cirurgias, além de permitir que os pacientes possam andar no dia seguinte após o procedimento.

“A Cirurgia Percutânea do Pé, ou minimamente invasiva, como ficou conhecida, é uma técnica realizada por mini-incisões por onde se efetuam os mesmos procedimentos cirúrgicos empregados na cirurgia clássica, com o objetivo de permitir correções através de tenotomias, osteotomias, exostectomias e capsulotomias. Utilizamos, para isso, instrumental específico como: minilâminas, raspas e fresas ósseas movidas por um motor elétrico”, explica.

Indicações
A técnica é indicada no tratamento de: joanetes (hallux valgus), hallux rígido, dedos em garra ou martelo, metatarsalgia (dor plantar nos metatarsos), joanete de sastre ou alfaiate (quinto dedo), clinodactilia (dedos com deformidades), fasceite plantar (esporão de calcâneo), doença de haglund (calcanhar), Exostoses (saliências ósseas), osteotomias (cortes ósseos), pé diabético, revisão de cirurgia aberta, más formações congênitas ou complicações que dificultem o acesso convencional.

“É um método novo e diferente dos procedimentos convencionais, com menos agressão de partes moles, menos sangramento, menos exposição óssea, menos dor pós-operatória e menos tempo cirúrgico”, ressalta o médico.

“Como toda cirurgia existem riscos e complicações, especialmente porque as abordagens são feitas de forma percutânea, sem visualização direta, é necessário que o cirurgião tenha indicação precisa, instrumental adequado, muito treinamento e experiência e conhecimento técnico suficiente para realizá-las e conhecimento anatômico das estruturas envolvidas para evitar lesões”, completa o profissional.

Serviço Clínica Bitar
Endereço: Rua Capitão Antônio Justino Faleiros, 595 Telefone: 3839-2700

Profissional
Dr. Fábio Farias, 30 anos, nasceu em Novo Horizonte, região de São José do Rio Preto, e é casado com a Nayara Vieira Ciampi. Ele é ortopedista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), especialista em Pé e Tornozelo, assistente no Hospital Sírio Libanês em São Paulo.

Além de ter consultório na Clínica Bitar, ele atua na equipe de Ortopedia da Santa Casa de Ituverava, onde atende às quintas-feiras.

Voltar | Indique para um amigo | imprimir