Nossa Capa


Publicidade





Cidade

Voltar | imprimir

10/10/2017

PREFEITURA CEDE FUNCIONÁRIOS AO ABRIGO DE IDOSOS

Assinatura do convênio entre Prefeitura e Abrigo de Idosos

Aprovada lei que autoriza o município assinar convênio para cessão de funcionários para a instituição

Não há dúvidas de que o Abrigo de Idosos “Comendador Takayuki Maeda”, mantido pelo Lions Clube de Ituverava, é uma das mais importantes instituições da região. Realiza um trabalho imprescindível no cuidado de idosos que residem no local, proporcionando-lhes saúde, conforto, alimentação e bem-estar.

O Abrigo conta com um repasse mensal, feito através de convênio com a Prefeitura de Ituverava. Como os custos de manutenção são altos, a diretoria recorre a outros meios para conseguir recursos, como a Campanha de Sócio Contribuinte, o Leilão de Gado e outros eventos, realizados anualmente.
Ciente das dificuldades para manutenção do Abrigo de Idosos “Comendador Takayuki Maeda”, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado enviou uma lei à Câmara Municipal, que foi aprovada por unanimidade, autorizando a Prefeitura a ceder funcionários para a instituição.

Na última segunda-feira, 2 de outubro, a prefeita esteve no Abrigo de Idosos e com presidente Nadir Barbosa de Resende, quando assinaram convênio para cessão de funcionários.

Também participaram da solenidade, o presidente do Lions Clube de Ituverava, Marco Antônio Bento; membros da diretoria do Clube; o secretário Executivo da prefeitura, José Sérgio Cerqueira; a secretária de Projetos e Convênios, Inara Cristina Cavalcante Vianna Leite; os vereadores Andréa Fonseca Yamada Scotte, Ana Paula Yanosteac Mário, Adauto Barbosa de Matos, Carlos Magno Quireza Jacob Lima Machado, Everaldo Alves Machado Dias (“He-man”), Marcelo Celestino Pereira (“Marcelinho Capituva”), Marcos Advíncula Joazeiro (“Markim do Sindicato”) e Rafael Fernando Mendonça Freitas Mattos (“Rafael Gabiru”).

Redução nos gastos
Com a cessão de funcionários ao Abrigo de Idosos, a Prefeitura vai ajudar a diminuir os gastos com folha de pagamento da entidade.
Segundo o presidente do Lions Clube de Ituverava, Marco Antônio Bento, o convênio é muito importante para a instituição. “Em nome do Lions Clube de Ituverava e do Abrigo de Idosos, agradeço a todos os vereadores pela aprovação unanime, e a prefeita Adriana pela assinatura desse convênio. Esperamos poder sempre contar com todos vocês para nos auxiliarem a manter essa instituição que precisa muito da ajuda de todos”, declara.
O presidente do Abrigo explica a importância do convênio para a entidade. “Será muito útil, pois a cessão de servidores fará com que tenhamos uma redução na folha de pagamento. Desde o início do mandato da prefeita Adriana estamos fazendo a reivindicação. Já houve a cessão de servidores em outras gestões, porém, sem uma lei específica, então o Tribunal de Justiça proibiu, por não estar oficializado. Fomos orientados para procurar a prefeita e solicitar a assinatura de convênio entre o Município e o Abrigo, e fomos muito bem recebidos. Mostramos que o prédio onde está instalado o Posto de Saúde Central pertence ao Abrigo de Idosos, e foi cedido em 2008 em forma de comodato, sem nenhuma contrapartida do município”, diz.

“Ela aceitou nosso argumento e elaborou a lei, que foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Agradeço a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado; ao secretário Executivo José Sérgio Cerqueira; aos assessores e aos vereadores que votaram pela aprovação da lei”, completa.

Reconhecimento
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado fala sobre o convênio. “A partir de agora, além de ajudar com o repasse, a Prefeitura vai ceder ao Abrigo alguns funcionários. Isso prova o nosso compromisso e reconhecimento do maravilhoso trabalho que a entidade que faz para nossos idosos. Obrigada a todos os vereadores pelo apoio e parabéns ao Lions e ao Abrigo de Idosos, pelo zelo e cuidado com a instituição”, finaliza a prefeita Adriana.

Abrigo de Idosos comemora a data durante todo o mês
Em Ituverava, em uma situação diferente da encontrada em muitos locais do país, os idosos têm à disposição diversos serviços de qualidade, como o Centro de Convivência da Terceira Idade, onde são realizadas atividades físicas e recreativas, e a Vila Dignidade, que oferece moradia a vários idosos.

Também merece destaque o Abrigo de Idosos “Comendador Takayuki Maeda”, que proporciona um tratamento considerado referência em toda a região, devido não só à qualidade dos serviços, mas também à maneira humana com que os profissionais tratam os residentes.

Comprovando a preocupação, a entidade preparou uma extensa programação para comemorar o mês do idoso. As festividades começaram já no último domingo, 1° de outubro, quando a Assembleia Flor de Lótus realizou um evento com sorteio de brindes entre os idosos.

Atividades
Na última terça-feira, 3 de outubro, foi realizado o Dia da Beleza; na quarta foi feita uma visita à Escola Municipal de Educação Infantil "João Antônio Macedo" e na quinta realizado um café da tarde de integração na Vila Dignidade.

Na próxima semana, será realizada sessão de cinema, na segunda-feira, dia 9, e visita ao Pesque-Pague na sexta-feira, dia 13. Ainda será realizado um churrasco de confraternização no sábado, dia 14.

Nos dias 16 e 17 acontecem novamente o Dia da Beleza e no dia 20, passeio de trenzinho.

Sanfoneiro
No dia 23, haverá apresentação de um sanfoneiro, e no dia 27 de outubro, um forró no Centro de Convivência da Terceira Idade. No dia 28, será realizado sorteio de brindes e no dia 31, encerrando a programação especial, um piquenique na Praça Dez de Março.

“As ações envolvem toda a equipe do Abrigo e tem como objetivo proporcionar entretenimento e alegria aos idosos. É bom para que eles possam conversar e sair um pouco da rotina do Abrigo”, completa o presidente da entidade, Nadir Barbosa de Resende.

Dia dos Idosos é comemorado em meio a desafios no Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que, até 2060, a população brasileira com 80 anos ou mais deverá ser representada por 19 milhões de pessoas. A expectativa de vida no Brasil se estende a cada ano, porém ainda falta respaldo do governo e da sociedade em geral para se preparar para essa situação.

O Dia Internacional do Idoso, comemorado no último domingo, 1º de outubro, lembra que o desafio do Brasil é duplo: além de promover a valorização das pessoas, é preciso garantir políticas para que elas envelheçam com qualidade.

Segundo o vice-presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa (CNDPI), Bahij Amin Auh a mudança deve começar pela educação. “O Brasil conquistou a vitória de aumentar a longevidade da sua população. Hoje, vive-se mais – a média de expectativa de vida da população brasileira é de mais de 75 anos. Agora, é preciso um amplo programa educacional, para que toda a população tenha noções básicas sobre o processo de envelhecimento, para que valorize e respeite a pessoa idosa”, afirma.

Conteúdos escolares
Hoje, já há previsão legal, inclusive no Estatuto do Idoso, de 2003, para que os sistemas escolares trabalhem conteúdos sobre esse tema, mas, segundo Auh, isso não tem sido feito. Representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ele diz ainda que a promoção dessa valorização passa pela garantia de mais informações para os idosos acerca dos seus próprios direitos.

Outro problema que o país precisa enfrentar é aumentar a oferta de políticas públicas que garantam que a população envelheça de forma ativa. “Não adianta um corpo vivo. É preciso que a mente e as relações das pessoas idosas estejam em atividade”, afirma.
Uma das questões mais relevantes para ele é a política de acolhimento. Diante de mudanças nas configurações sociais, muitos idosos passaram a ficar sem companhia em casa e sem receber os cuidados necessários, conversar ou contar com o apoio da família para desenvolver atividades.

Voltar | Indique para um amigo | imprimir